domingo, 21 de junho de 2009

Mod no Behringer GDI21 - Explicação completa com fotos e tudo mais.

Como primeiro post, vou colocar na roda uma idéia que tive depois de ler o que as pessoas andavam modificando em outros pedais do tipo gt2 (clones e handmades do sansamp gt2).

Estava com esse pedal parado em casa há pelo menos 6 meses (ele tinha pifado), depois de ler e pesquisar por aí, já que não tinha nada a perder, resolvi desmontar e ver o que conseguia trocar, depois de algumas tentativas, a receita abaixo foi a que deu o melhor resultado, o pedal ainda continua com muito ganho e distorção, mais do que normalmente se precisa hehe, mas o som ficou bem mais controlável do que ele era originalmente, e com muito menos ruído, no fim do post tem uns samples que gravei com essencialmente: Guitarra -> gdi21 -> simulação de caixa acústica e um delay no computador para os samples terem alguma graça de ouvir, equalizando e usando outros equipamentos o som fica na minha opinião particularmente melhor, mas como ainda terminei minha caixa 1x12, prefiro não gravar nada microfonando ainda.

Abaixo seguem os passos caso queira ver como fica em seu gdi:


Componentes utilizados

2 jfet j201
1 jfet mpf102 (muito similar ao j201, mas no pedal gera menos distorção)
1 soquete para ci de 8 pinos
1 gdi21 (senão não tem onde fazer nada ;) )

Ferramentas necessárias.

Ferro de solda (um desses simples de 30w já serve)
Sugador de solda
Estanho para solda
Chave philips ou fenda (uma fenda pequena já é o suficiente)
Alicate de corte
Alicate convencional
Opcionalmente um multímetro para testar se nada fica em curto depois das soldas.


Localizando componentes que serão trocados


Trocaremos 2 transistores J-fet localizados no lado esquerdo da placa (olhando com os componentes virados para cima) ficam na borda da placa próximos de um grupo de capacitores logo abaixo do pot. que regula o ganho do pedal, a foto abaixo mostra um close do local já com os fets j112 usados originalmente removidos e com um dos soquetes montado no local.


Desmontando e removendo componentes

No post eu pulei a parte do desmontar o gdi, pois essa parte é básica, o pedal não tem nenhum encaixe incomum ou parafuso estranho para ser removido, alguns dos parafusos de fixação tem uma cola vermelha neles, mas todos são removidos com facilidade.
A única dica que passo é remova os knobs de controle do pedal (basta puxá-los para cima) antes de soltar os parafusos para desmontar o pedal, isso facilita na remoção da placa do pedal.
Para remover os jfet originais do pedal, utilize o alicate de corte para cortá-los (cortando as pernas deles) da placa do pedal, retire o máximo que puder das pernas dos fets, assim depois com o ferro e o sugador de solda, você aquece por um lado da placa e suga pelo outro o que restou de solda e das pernas dos componentes, até que o local fique limpo e você consiga enxergar do outro lado da placa pelos furos onde estavam encaixados os j112, muito cuidado nesse momento para não acertar nenhum outro componente da placa com o ferro de solda, pois pode danificá-los ou remover quem não deve da placa, portanto faça tudo com calma e boa iluminação no ambiente (como recomendam em n tutoriais de soldagem por aí).

Montando com soquete para facilitar soldagem e troca de jfet.

Feito isso, pegue um soquete para CI (aqueles com 8 pinos já basta), e desmonte cortando com o alicate de corte para separar os pinos de metal do soquete, a foto abaixo mostra um soquete intacto e outro já parcialmente cortado, na foto acima é possível ver os pinos no local de um dos jfet.



Remova 6 pinos do soquete, precisaremos de 3 para jfet, as vantagens de usar o "soquete" e não soldar o fet diretamente na placa são: não há risco de queimar o fet com o calor do ferro de solda, você pode testar com outros fets similares (existem vários, só dar uma olhada no google) e tentar achar timbres diferentes antes de fechar o pedal.

Para montar os pinos, bata colocá-los como se fossem as pernas do jfet, um em cada furo da placa e soldar por baixo da placa, como eles são largos eu coloquei fita isolante (um pedaço bem pequeno) envolvendo o pino do meio para isolar dos outros dois e evitar algum curto no pedal, a próxima foto mostra como montei (deve ter um jeito melhor de fazer isso, mas esse é simples e funciona).
Depois na hora de fechar o pedal eu acabei utilizando cola branca ali para isolar, depois de seco o resultado ficou bom também.




Com os pinos soldados na placa, basta colocar os jfet nos pinos, encaixe conforme o posicionamento da foto abaixo, Não tem segredo, é só pressionar o fet e pronto, o mod está concluído.
As combinações que melhor funcionaram comigo foram essa da foto, com mpf102 e j201 (da esquerda p/ direita) e com j201 em ambos os soquetes, apesar de que com j201 em ambos o som fica um pouco mais comprimido.



Finalização

Agora é só fechar o pedal e aproveitar o timbre novo, para mim a diferença mais notável foi que o gdi perdeu um pouco do ganho (que nmho sobra muito) e melhorou muito o timbre, com menos ruídos, e um som menos granulado, curiosamente o bypass para mim soa mais limpo agora.

Os samples são só umas notas ao acaso, mas dá para ter uma idéia de como ficou o som, e quem tem o pedal vai perceber a diferença para o original bem fácil.
A gravação foi feita usando a configuração da imagem abaixo no Guitar Rig3, que simula jc120 (para manter o timbre neutro), caixas 4x12 para um stereo legal, e um delay para alguma ambiência, conf bem simples.
Em um próximo post eu faço algo mais elaborado e gravo usando equipo fora do pc, o efeito do falante de 12" no ampli é mais natural (apesar de eu gostar muito das simulações no pc qdo configuradas com calma).




Samples:

1: Som limpo de todas as simulações.
2: Simulação de marshall e mesa no modo higain (ganho em 50%) mic. center
3: Simulação de marshall e mesa no modo higain (ganho em 100%) mic off-axis
4: Simulação de marshal e mesa no modo hot-wired (ganho em 100%) mic off-axis


Apenas como um breve disclaimer sobre o post

Somente faça a modificação se você já tiver alguma experiência com solda, não vá fritar seu pedal por não ter o mínimo conhecimento sobre solda (se der um olhada rápida no youtube você encontrará muitos tutoriais de solda), mantenha o rosto longe do ferro de solda e não inale os vapores emitidos pela solda.
Não me responsabilizo por eventuais danos em seu pedal e/ou equipamento, faça a modificação por sua conta e risco.

5 comentários:

FeelingShred disse...

Parabéns pelo mod, ficou muito interessante esse post, pretendo fazer isso.
Mas eu nao tenho o pedal GDI21, tenho sim o amp GMX212 (que tem uma espécie de GDI embutido nele).
Sabe se consigo fazer uma modificação parecida no amp para que fique com o novo timbre?

ogaitnas disse...

Eu nunca vi como o gdi que tem no ampli é montado, mas se a placa na parte gdi tiver os mesmos fets o mod é viável, mas eu teria muito cuidado ao abrir um ampli para não estragar nada, eu esqueci de incluir no post, mas muito cuidado com eletricidade estática, esses transistores são bem sensíveis.

Vlw pelo comentário.

Bruno Liam disse...

Rapaz, testei um desses e gostei muito da simulação Fender, porém tenho ouvido coisas ruins sobre. Qual o principal defeito que ele pode apresentar? Fonte? Qual problema o seu apresentou?

Abçs

ogaitnas disse...

No meu o que pifou foi o bypass, esses 2 fets que troquei, um faz o bypass e outro atua na distorção, o pedal estava de um jeito que só com a distorção ligada ele funcionava, e ganhava uns ruídos a mais.

Mas dos relatos que já ouvi, normalmente o que pifa, é a alimentação, provavelmente algum capacitor que tem ali queima.

Mas no geral é um pedal legal, tem clones mais caprichados do gt2, vale uma garimpada, pois é um pedal de dist bem versátil.

Unknown disse...

Po, mt legal, assim que tiver um tempo vou fzr no meu pois detesto ruidos dos drivers.
Abçs
Marcioguita