sábado, 27 de março de 2010

Fix para o problema no bypass do Behringer GDI21

    Pelo que vi em posts por aí, o que mais dá problema no gdi é o bypass, quem leu meus outros posts sobre o gdi (aqui) viu que o meu havia pifado, ressucitei ele, estava usando ele com 12v e tudo ia bem, mas há uma semana atrás ele começou com um problema que todo mundo reporta por aí, só funciona o pedal ligado (no meu caso ainda dava para perceber uma perda brutal de ganho), no bypass ele fecha o som e não passa nada, resolvi investigar e ver como o bypass do gdi funciona.

    O bypass dele está na placa (não sei exatamente aonde, sei que um dos fets que troquei no primeiro mod é usado no bypass e vi que funciona sem a chave furreca original dele), tem 2  pinos na placa (foto) que servem de conexão para o switch original, olhando o switch original ele não pareceu ter nada de excepcional, é um dip switch com uns resistores smd embaixo (foto), experimentei trocá-lo por um push button ligado nos mesmos 2 pinos (foto) e com isso o bypass voltou ao normal.

   Para fixar o push button na carcaça do gdi utilizei cola plástica comum, devem ter jeitos melhores e que fiquem mais resistentes a pisões, mas como uso o gdi como preamp ligado em um looper, nele eu raramente piso, eu aciono tudo pelo looper, a chave montada dessa forma deve aguentar tranquilo.

   Foi a modificação mais simples que vi até hj no pedal, funcionou sem problemas, o pedal voltou ao normal, bypass limpo e a distorção com tudo o que tem. Aqui e aqui mais algumas fotos, como a cola ainda estava secando nessas o pedal ainda estava desmontado, mas no final funcionou tudo direitinho.

   Para quem tem esse problema no gdi, recomendo tentar, pois pode recuperar o pedal gastando uns 50 centavos do push button (se já tiver ferro de solda e estanho a mão), muito simples de fazer tudo e ainda usa o fio original sem nem mexer na placa do gdi.

   E claro, se ainda não leu os posts sobre o mod com fets, leia e se tiver um skill mínimo com solda, tente pois o pedal melhora muito o som, e também usar o pedal com fonte 12v, talvez funcione com 18v mas não tenho uma fonte assim para tentar então por hora só posso afirmar que com 12v ele funciona muito bem.

   Update rápido com 2 fotos do resultado final.

   Fotos aqui e aqui.

10 comentários:

Unknown disse...

Cara, não conhecia seu blog...parabéns! Mto Bom!!!
Abraço!

ogaitnas disse...

Obrigado, espero que as dicas ajudem.

Unknown disse...

Olá cara, parabéns pelo blog. Mas ficou uma dúvida, vc falou que usa uma fonte de 12v no pedal e ele eh de 9v, ele não pode queimar num?

ogaitnas disse...

Eu fui no risco com a fonte de 12v, o pedal aguentou, chegou a queimar um diodo na alimentação, troquei por outro e está de boa até hj...

De qq forma só trocando os fets como falei nos outros posts já melhora o som dele, mas 12v dá realmente o melhor som.

Lucas Bittencourt disse...

Fala cara blz...olha só, estou com uma chave dessas ai, e estava querendo utilizá-la em um pedal handmade que montei (RAT), tinha uma DPDT, mais era muito ruim e agora ela foi pro pau...não estou querendo comprar outra, pois tenho que pedir pela net saca...

Tu tem a manha de colocar essa chave em qualquer pedal, não só no GDI? Se tiver um esquema ai pra me passar ficarei grato, lembrando que a chave que tenho aqui eh uma parecida com essa sua com 2 terminais mais ela eh quadrada...no aguarde (lucasbt@gmail.com)

QseV disse...

Olá achei seu post e seu blog muito interessante também tenho um GDI 21 e ele deu pau, uma vez no botão ai troque o botão por um de brinquedos eletrônicos tipo "Pikachu" que acendia luz" mais agora meu GDI 21 parou de funcionar ele passa corrente mais não liga será que você na sua experiência não tinha uma dica pra min. !


Bem fico grato desde já pela atenção, e se puder responder ficarei muito grato.

QseV disse...

Ajuda ! troquei o botão do meu GDI desta vez ultilizei um botão Footswitch DPDT, só que o pedal não liga de primeira como ligava antes tem que dar uma três apretadas. tem uma idea de como devo fazer para ageitar isso. bem grato fico no aguardo.

ogaitnas disse...

Opa, vc precisa colocar um capacitor para filtrar o ruído do acionamento da chave do circuito de bypass do pedal, qq capacitor de valor baixo já dá conta, até aqueles de 22uf usados em guitarra, aí a chave aciona normalmente o pedal.

É só colocar entre um dos contatos da chave e o ponto de contato no pedal.

Flwz

Demétrio Martins disse...

Cara como é que encontro esse push botom? tem algum nome especifico? tentei fazer esse mod com uma chave de liga/desliga de um sega saturn, e num eu, quero saber o nome dessa chave pra fazer o mod... onde vc conseguiu? de que aparelho ela era? isso jah ajuda bastante... valw

ogaitnas disse...

Demétrio

É só ir em alguma loja de eletrônica da sua região e pedir por push button, não tem segredo. É só um botão de acionamento momentâneo, ou seja, que não fica no liga ou desliga o tempo todo.